 |
 |
Câmara Municipal de Nelas implementa “Regime da Fruta Escolar”, nas escolas do 1º CEB do Concelho
A Câmara Municipal de Nelas, em articulação com os Ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, da Saúde e da Educação irá implementar, a partir de 20 de Janeiro de 2010, o Regime da Fruta Escolar (RFE).
Este programa consiste na distribuição de uma peça de fruta, duas vezes por semana, aos cerca de 800 alunos do 1ºCiclo do ensino básico das escolas públicas e tem como objectivo promover hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde das populações mais jovens e para a redução de custos de saúde associados a regimes alimentares menos saudáveis.
O RFE prevê ainda medidas de acompanhamento e de acções que visem promover este consumo pela população escolar nomeadamente a organização de visitas a quintas, mercados e centrais hortofrutícolas; ou a instalação de canteiros nas escolas; ou o fornecimento de materiais didácticos e de folhetos às crianças; ou a realização de iniciativas que visem potenciar o regulamento junto dos agregados familiares das crianças, ou seja, medidas consideradas mais valia no sentido de potenciar novas práticas alimentares.
Este projecto, no valor de mais de 4.000 euros, que recebeu também um parecer positivo dos Agrupamentos de Escolas do Concelho, pretende ser reflexo do esforço e empenho desta autarquia para melhorar as condições dos alunos deste ciclo de ensino, bem como fomentar novos hábitos e atitudes nas crianças de forma a fomentar um estilo de vida mais saudável.
[19 Jan 2010]
|  |
 |
|
|