A Universidade Sénior de Nelas nasceu em 2014, apesar de só ter iniciado as disciplinas em 2 de Fevereiro de 2015, enquanto projeto promovido pela Câmara Municipal de Nelas, dando resposta à ânsia do saber contínuo, sentido e manifestado por um número significativo de munícipes.

Tem sede na antiga Escola Primária Serra da Estrela, podendo também desenvolver as suas atividades noutros locais e equipamentos do Município.

Neste momento conta com cerca de 250 alunos inscritos, oriundos das 7 freguesias do concelho de Nelas, sendo que todas as pessoas com idade superior a 50 anos poderão inscrever-se. Para este ano letivo são apresentadas disciplinas com objetivos e conteúdos programáticos flexíveis, variados e verdadeiramente cativantes. Desenvolver-se-ão atividades e projetos que contemplem áreas como as ciências sociais, humanas e cidadania, as novas tecnologias e informática, artes e ofícios, mobilidade e desporto, num total de 29 disciplinas.

Esta “resposta social” visa dinamizar regularmente atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio, num contexto de formação ao longo da vida, contribuindo para a resolução de um problema que assume proporções crescentes nos dias que correm: o problema do isolamento e da solidão.

Para além de tudo isso, pretende-se desenvolver um trabalho que potencie a proximidade, participação, partilha, progresso e espírito vivo. Com esse objetivo criou-se em Fevereiro de 2018 o Projeto de Itinerância da Universidade Sénior de Nelas. Este visa dar resposta à necessidade de promover o acesso, participação e aprendizagem dos seniores residentes nas freguesias do concelho, que por motivos de transporte, não podem deslocar-se à sede da Universidade Sénior de Nelas, estando já a funcionar na freguesia de Canas de Senhorim (Póvoa de Stº António e Urgeiriça), na freguesia de Vilar Seco e na freguesia de Santar.

MAIS INFORMAÇÃO
Contacto: 232 944 220
http://nelasvive.wixsite.com/universidadesenior
www.facebook.com/Universidade-Senior-de-Nelas


JORNAL US – UNIVERSIDADE SÉNIOR

Projeto que terá uma periocidade mensal, mostrando o trabalho desenvolvido na US e os projectos e actividades do mês seguinte. Teremos as viagens de estudo assim como as dinâmicas no âmbito das disciplinas ou outras atividades.preparadas e oferecidas pelo Município de Nelas aos séniores inscritos. Desta forma, a estrutura do jornal privilegiará conteúdos diversificados e de especial interesse para os alunos da US e comunidade em geral, assegurando o devido respeito a todas as opiniões, inclusive as provenientes de minorias.