Ao que nós vulgarmente chamamos de “lixo que fazemos em casa”, tem como nome específico, Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). A sua composição varia de população para população, dependendo da situação socioeconómica e das condições e hábitos de vida de cada um. Estes resíduos têm proveniência doméstica, comercial, industrial e hospitalar.

serviço de recolha de monos

O serviço da recolha de monos é um serviço GRATUITO ao domicílio, de objetos volumosos fora de uso. Este serviço abrange também a remoção de resíduos elétricos e eletrónicos e, ainda, resíduos verdes urbanos. A recolha é efetuada de todas as semanas, às quartas-feiras. Se for feriado, o serviço é efetuado à quinta-feira. Os interessados devem contactar o Serviço de Ambiente, da Câmara Municipal de Nelas, pessoalmente, por escrito ou por telefone e agendar a sua recolha

Câmara Municipal de Nelas – Serviço de Ambiente, 2º Piso, Largo do Município – 3520-001 Nelas

Telefone | 232 941 300 / Fax | 232 944 942

 geral.ambiente@cm-nelas.pt

ecoponto

Ecopontos

Um Ecoponto é uma estrutura onde se encontram contentores adaptados para o armazenamento dos resíduos em separado conforme a sua classificação – vidro, plástico, papel e metal – até ao momento em que é realizada a recolha selectiva.Nos 19 municípios do Planalto Beirão existem mais de 1400 ecopontos ao seu dispor. Neles deverá depositar as embalagens usadas, pois só desta forma será possível a sua reciclagem.

As embalagens devem estar sempre vazias e preferencialmente espalmadas, de modo a ocuparem menos espaço no ecoponto.

 

Guia de Utilização

CONTENTORPODE DEPOSITARNÃO DEPOSITAR
Contentor Azul 
Embalagens de Papel e Cartão
Caixas e outras embalagens de cartão
Jornais e revistas
Folhas de papel usadas
Papel molhado ou sujo (p. ex. guardanapos ou lenços de papel usados)
Papel autocolante
Contentor Verde
Embalagens de Vidro
Garrafas de Vidro
Frascos de Vidro
Vidro não de embalagem tal como espelhos, vidros de janela, copos, lâmpadas, etc…
Tampas ou rolhas
Contentor Amarelo 
Embalagens de plástico e metal
Garrafas
Frascos
Sacos
Embalagens Tetra-Pak (pacotes de leite, sumos ou outras bebidas)
Esferovite
Latas de Conserva
Latas de Bebida
Sprays
Embalagens de produtos tóxicos ou perigosos
Embalagens de medicamentos
Pilhas (Para estas existe o Pilhão)

ecocentro

Os Ecocentros são plataformas de recepção de resíduos recicláveis, dispersos por toda a região do Planalto Beirão, acessíveis a particulares e empresas. Estas estruturas permitem aos produtores o envio dos seus resíduos valorizáveis para reciclagem, através de uma simples deposição gratuita.

Estes centros visam em primeiro plano a correcta gestão dos resíduos que apresentam potencial valorizável. Para que os resíduos abaixo mencionados no quadro possam ser reciclados, basta depositá-los em qualquer ecocentro, de forma a integrá-los num circuito de matérias-primas, através da reciclagem material.

Deste modo, não há justificação para que se continuem a praticar deposições clandestinas de resíduos, quer em perímetro urbano, quer em zonas florestais, tão danosas para o ambiente a para a imagem da nossa Região.

Funcionamento: Terça-feira a Sábado  (9:00h ás 13:00h e das 14:00h ás 18:00h)
Número geral: 232 870 020