No Dia em que se assinala o Dia Mundial do Ambiente – hoje, dia 5 de junho -, o MunicĆpio de Nelas celebrou o compromisso de empreitada do projeto de reutilização de Ć”guas residuais do Concelho. O ato oficial de inĆcio da obra, que teve lugar hoje no SalĆ£o Nobre dos PaƧos do Concelho, marca o arranque da empreitada, que tem um prazo de execução de 10 meses. O inĆcio dos trabalhos estĆ” agendado para o próximo dia 16 de junho, estando o seu tĆ©rmino previsto para o mĆŖs de abril de 2026.
A Ɣgua residual da ETAR Nelas III serƔ tratada de forma controlada e adequada, em perfeitas condiƧƵes de ser novamente usada para outros fins e usos necessƔrios,
sendo o principal para fins industriais, mas também adaptado ao apoio à agricultura, reforço dos meios da Proteção Civil e rega de espaços verdes e públicos.
Este Ć© um passo decisivo para a concretização de um projeto que representa um marco na gestĆ£o eficiente dos recursos hĆdricos, permitindo a reutilização controlada e segura de mais de 640 mil metros cĆŗbicos de Ć”gua tratada por ano.
O MunicĆpio de Nelas reafirma o seu compromisso com um futuro mais sustentĆ”vel, amigo do ambiente, privilegiando o ciclo urbano da Ć”gua e a economia circular, com a inovação na gestĆ£o da Ć”gua, tratando as suas Ć”guas residuais e disponibilizando-a ao setor empresarial com custos controlados e definidos, gerando ainda uma poupanƧa anual superior a 100 mil euros em custos de abastecimento de Ć”gua.
Com um investimento total superior a 3.300.000⬠(3.3milhƵes de euros), com comparticipação FEDER atĆ© 2.3 milhƵes de euros e um esforƧo financeiro municipal na ordem de 1.000.000ā¬, o empreendimento decorre da candidatura submetida em outubro de 2024 ao Aviso Convite dirigido especificamente ao MunicĆpio de Nelas.
Um reforço financeiro de comparticipação em mais do dobro do valor inicialmente previsto para a execução da obra.
Com a execução deste projeto, o MunicĆpio de Nelas reforƧa o seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a utilização eficiente dos recursos naturais, reafirmando a importĆ¢ncia da reutilização da Ć”gua para garantir um futuro mais sustentĆ”vel para as próximas geraƧƵes, posicionando-se como uma referĆŖncia na transição hĆdrica em Portugal.
Para alĆ©m de uma boa prĆ”tica de gestĆ£o da Ć”gua, estĆ” em causa a implementação de uma medida de adaptação Ć s alteraƧƵes climĆ”ticas para fazer face ao aumento da frequĆŖncia e intensidade de perĆodos de secas e de escassez de Ć”gua, permitindo aumentar a resiliĆŖncia dos sistemas.