Os alunos da Escola Básica de Nelas visitaram a exposição “Luís Vaz de Camões: O Poeta Que Cantou Portugal”, patente na Praça do Município até 15 de junho de 2025. Esta iniciativa, promovida pelo Município de Nelas, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Nelas, integrou-se nas Comemorações do V Centenário do Nascimento de Camões, que decorrem entre 2024 e 2026, integrada no Plano Nacional das Artes / Projeto Cultural de Escola.
Apesar de a exposição ter sido inaugurada em 2024 para assinalar os 500 anos do nascimento do poeta, esta visita inseriu-se nas celebrações do 10 de junho, data simbólica que homenageia Luís Vaz de Camões e a cultura portuguesa. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor a vida e a obra do autor de Os Lusíadas, explorando o seu legado literário e o seu contributo para a identidade da língua portuguesa.
A visita terminou com um momento musical, em que os alunos interpretaram o poema “Verdes são os campos”.
Esta ação revelou-se como uma experiência enriquecedora e memorável, que reforça a importância de manter viva a herança cultural portuguesa junto das novas gerações.





