Projeto CER – Cuidadores Informais

Em Sede de Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Nelas, em 11 de dezembro de 2014, foi constituído um grupo de trabalho dos Cuidadores Informais.

À posteriori, em 25 de junho de 2015, em Sede de Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Nelas, para operacionalizar a intervenção, foi criado um grupo de trabalho mais restrito, sendo pretensão deste, informar e auxiliar os agregados familiares que prestam cuidados a pessoas dependentes, capacitando-os e orientando-os para a melhoria da prestação de cuidados, reduzindo as suas fragilidades/adversidades resultantes desta prática diária.

Entre os diversos agentes interventivos na comunidade, aqueles que constituem efetivamente este grupo de trabalho, denominado por CER – Cuidar e Receber, Projeto de Informação e Apoio aos Cuidadores Informais, são:

  • Serviço Municipal de Apoio à Economia Social
  • Unidade de Cuidados na Comunidade
  • Guarda Nacional Republicana
  • Centro Distrital da Segurança Social de Viseu
  • Centro Social Paroquial de Canas de Senhorim

De acordo com as linhas estratégicas definidas, foram delineadas as seguintes fases:

  • 1ª fase – Construção do questionário de identificação;
  • 2ª fase – Aplicação do questionário nas freguesias;
  • 3ª fase – Análise de conteúdo- Diagnóstico das necessidades das famílias;
  • 4ª fase – Acompanhamento /encaminhamento dos indivíduos;
  • 5ª fase – Reavaliação  da situação, podendo existir redefinição das condições familiares;
  • 6ª fase –  Visitas domiciliárias  regulares.

Início do Projeto de Itinerância

Dando cumprimento às diligências previamente estabelecidas, o Município de Nelas, enquanto entidade parceira, de forma a agilizar o trabalho previsto no Plano de Ação dos Cuidadores Informais, em Sede de Núcleo Executivo, propôs a realização de Ações de Esclarecimento em todas as Freguesias do Concelho sobre esta temática.

Assim, foram realizadas 9 ações de esclarecimento intituladas “Direitos Sociais dos Idosos”, que culminou com o Seminário que se realizou no passado dia 30 de maio, em Nelas.

De referir que, até ao presente, foram identificados 98 cuidadores informais, dispersos pelas 9 localidades do Concelho.

Em suma, pretende-se com este grupo de trabalho conhecer o maior número possível de dependentes e respectivos cuidadores informais do Concelho de Nelas, isto é, pessoas que prestam cuidados a idosos e/ou dependentes, bem como capacitá-los, através de formação e/ou informação, de forma a poderem dar resposta às necessidades das pessoas idosas e/ou dependentes.

Programa de Apoio à População Sénior - Projecto Momentos...

O Projecto “Momentos…” surgiu em 2007, apresentando-se como uma iniciativa do Município de Nelas dirigida à população sénior de todo o Concelho, subdividindo-se em vários eventos.

Tendo como principais objectivos reduzir o isolamento social do Idoso, a valorização e a partilha de experiências e saberes com a Comunidade, a autarquia tem desenvolvido alguns “momentos”, nomeadamente o Encontro/Convívio dos Idosos do Concelho de Nelas, designado “Momentos…Populares”, que se realiza no mês de Junho, pelas comemorações dos Santos Populares e que se destina aos idosos das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Em 2009, esta iniciativa contou com a presença de cerca de 95 idosos das IPSS, tendo no presente ano abrangido cerca de 110. Nos últimos dois anos, e em articulação com o Serviço de Desporto, o referido evento teve a participação da população diabética.

No âmbito das festividades de Natal que o Município de Nelas desenvolve anualmente, realizou – se em 2009, pelo segundo ano consecutivo, o Projecto “Momentos…de Natal”, com um Almoço para todas pessoas com idade igual ou superior a 65 anos. Decorreu no Pavilhão Desportivo Municipal, com a celebração de uma Missa e no período da tarde com algumas actividades culturais, participando nesta iniciativa cerca de 770 pessoas. É de realçar que a mesma teve a participação de cerca de 20 crianças do Prolongamento de Horário do Jardim-de-infância de Nelas que presentearam todos os seniores com cânticos de Natal.

O Município desenvolveu mais um Projecto “Momentos…de Teatro”, com a realização de uma peça de teatro designada “Cargas e Descargas” que teve a participação dos Animadores da Autarquia e dos alunos do grupo de teatro da Escola Dr. Fortunato de Almeida, integrada na Semana da Primavera, dirigida mais uma vez aos idosos das Instituições Particulares de Solidariedade Social.

“Laboratórios de Informática” / “Tempo Feliz Internet Sénior”

Iniciativa integrada na Primavera (mês de Março/Abril), que se realiza no Espaço Internet do Município de Nelas, com a participação dos idosos das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho. Com esta acção, os idosos têm a oportunidade de experimentar as novas tecnologias, um primeiro contacto com o computador e navegar na Internet.

Com efeito, trata-se de uma iniciativa que contribui para a aquisição de competências, um importante factor de inclusão social que a Autarquia pretende potenciar junto de todos os munícipes e, em particular, dos mais idosos.

ACAPO | Projecto Reintegrar...

Este Projecto consiste no apoio itinerante à cegueira adquirida em idade tardia.

A Delegação de Viseu da ACAPO, continua desde a assinatura do protocolo “Reintegrar” em 2001, a apoiar os deficientes visuais existentes no Concelho de Nelas. Este apoio passa pela sua reabilitação nas áreas de Orientação e Mobilidade, AVD’S, Assinatura a Negro, Apoio Psico-social, Psicomotricidade, Braille, entre outras.

A equipa multidisciplinar desloca-se ao domicilio dos seus utentes de forma a que a sua Habilitação/Reabilitação seja o mais positiva possível. Neste momento, beneficiam do apoio da ACAPO, cerca de quatorze deficientes visuais, sendo dois em Senhorim, quatro em Canas de Senhorim, dois em Vilar Seco, um em Santar, quatro em Carvalhal Redondo e um em Nelas.