“Nelas Wi-Fi” é o projeto que o Município de Nelas está a desenvolver, com vista a dotar os principais pontos de interesse turístico e as zonas de maior afluência do concelho de acesso gratuito à internet, através da instalação de um conjunto de infraestruturas que visam disponibilizar sinal wi-fi.
O serviço irá estar disponibilizado em Nelas na Praça do Município e na envolvente do Posto de Turismo, em Canas de Senhorim no espaço da Feira e Raposeira, Envolvente do Quartel dos Bombeiros e Largo Abreu Madeira junto à Igreja, nas Caldas da Felgueira na Zona dos Balneários Termais e em Santar na envolvente da Junta de Freguesia e largo da Feira.
Com esta iniciativa, a Autarquia pretende criar novas formas de interação com residentes e turistas, disponibilizando um canal de comunicação online, acessível e com informação especializada – um projeto inovador de promoção turística, modernização do acesso à informação e simplificação dos serviços disponibilizados.
Paralelamente a esta iniciativa está também disponível a aplicação “Descubra Nelas” que permite a quem nos visita descobrir os segredos do património, das artes e da cultura, da gastronomia, disponibilizando um mapa interativo com a localização de pontos turísticos, serviços e infraestruturas turísticas do concelho, através da utilização de smartphone.
O presidente da Câmara Municipal de Nelas salienta “que o acesso rápido e simples a conteúdos informativos é extremamente importante quer para quem aqui habita quer para quem nos visita, sendo um contributo importante para potenciar a atividade turística e a economia do Concelho”.
O Município definiu como zonas prioritárias para instalação dos equipamentos de acesso gratuito à internet os locais que ao longo de todo o ano acolhem um maior número de visitantes, numa lógica de requalificação e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo, e de valorização do património cultural e natural.
O projeto teve um investimento total de cerca de 30 mil euros apoiado no âmbito de uma candidatura ao Turismo de Portugal, na Linha de Apoio à Disponibilização de Redes wifi do Programa Valorizar – Programa de Apoio à Valorização e Qualificação do Destino.”