Denominada outrora por Vila Nova das Amoreiras (Villa Nuova no termo das Moreiras de Senhorim), Aguieira é sede de Freguesia desde 4 de Outubro de 1985 e foi até 1834 sede de um pequeno Concelho, constituído pelos lugares de Aguieira e Moreira de Baixo, cujos limites iam da Ribeira de Travassos, a Sul, até ao Rio Dão, a Norte passado pelo Brejo e Lampaça, Oeste, e pela Capela da Sra. do Viso e Igreja de Carvalhal Redondo, a Este. No entanto, há quem afirme que os limites a Sul iam pela estrada velha, limitando-se com Concelho de Oliveira do Conde no lugar de Póvoa de Entre-os-Ribeiros.

Os aglomerados dispersavam-se por Agueira, Braçal, Lampaça, Pisão, Travassos e Vale Chá estando todos eles situados no extremo Oeste do território de Zurare. Com a divisão deste Território Moreira passa para o território de Senhorim que por sua vez ocorre em data incerta, talvez em 1258. A desanexação da Vila Nova das Amoreiras de Senhorim, tendo surgido no final do século XIX o nome de “Agyeyra”, que deu origem ao atual.

A confirmação do nome Vila Nova das Amoreiras é feita no foral que lhe foi concedido pelo Rei Manuel I, a 6 de maio de 1514, foral que estabeleceu a agregação de Moreira de Baixo ou de 10 Jusã, a Aguieira pertencia á Comenda da Ordem de Cristo, denominada por Comenda do Pinheiro e tinha como Presidente o Infante D Henrique, cuja casa de caça aí de localizava e que posteriormente assumiu as funções de “Dommus Municipalis”.

É um dos poucos edifícios administrativo de um antigo concelho que chegou aos nossos dias. Com a reforma liberal de Mouzinho de Silveira é extinto o Concelho de Agueira em 1834 e integrado no Concelho de Canas de Senhorim e mais tarde, em 1854, no atual de Nelas. A casa mais imponente da Aguieira é a chamada Casa do Torreão ou do “Brasileiro” , datada de inícios do século XX, tem tipicamente uma arquitetura de imitação das residências dos fazendeiros brasileiros.

É o mais magnífico exemplar deste tipo de arquitetura no nosso Concelho. Aguieira tem uma área de 5,49 km2 e nos últimos Censos 2011 contava com 558 habitantes.