O Município de Nelas enquanto agente dinamizador de políticas de desenvolvimento social, assim como de respostas sociais inovadoras que visam o melhoramento das condições dos munícipes e suas famílias, tem um papel fundamental, pela proximidade aos cidadãos, de resolução de problemas de nível económico e social.

Neste contexto, o Município de Nelas promove medidas de caráter social direcionadas para a população, respondendo a determinadas necessidades das famílias.

A criação da Loja Solidária no Concelho de Nelas, cuja inauguração ocorreu no dia 11 de junho de 2017, assenta em princípios de cidadania ativa e de responsabilidade social, privilegiando o trabalho voluntário em colaboração com os parceiros locais, enquanto resposta que pretende assegurar a distribuição gratuita de bens diversificados, à população mais carenciada. Surge como um importante recurso no combate à pobreza e exclusão social, na medida em que poderá atenuar algumas necessidades imediatas das famílias carenciadas.

A Loja Solidária do Concelho de Nelas tem como objetivo promover e contribuir para uma melhoria das condições de vida dos indivíduos/ famílias com alguma vulnerabilidade social, através da atribuição de bens de diversa ordem, devidamente catalogados na Loja acima referida, atribuídos gratuitamente e/ou emprestados consoante a classificação dos mesmos, mas mediante critérios explanados no Regulamento da Loja Solidária de Nelas.