Importância do vinho e do enoturismo para a economia do concelho

Situado no centro da Região Vitivinícola do Dão (integrando a Rota dos Vinhos do Dão), no interflúvio dos rios Dão e Mondego que serpenteiam ao longo das serranias do Caramulo e da Estrela, o Concelho de Nelas goza de uma localização privilegiada, rodeada de paisagens verdejantes, onde predominam os pinhais e vinhedos. Tem uma área total de 124,57 km2, segundo os Censos de 2011 tinha uma população residente de 14 037 habitantes.

Remonta pelo menos à época Romana a existência de vestígios arqueológicos no concelho de Nelas que comprovam o cultivo da vinha, nomeadamente de lagaretas escavadas na rocha que na época medieval proliferaram em dezenas de lugares estratégicos onde ainda hoje se produzem dos melhores vinhos do Dão. Os próprios forais referem a abundância de vinho neste território secular. Está instalado em Nelas desde 1946 o Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão que promove o estudo científico do vinho e da vinha. Em 1966 foi erigida em Nelas uma estátua ao Escansão “por bem servir”, que é hoje um dos ex-libris do concelho.

Os solos de origem granítica e uma excelente exposição solar aliados a um “savoir faire” transmitido de geração em geração propiciam também as condições ideais para produção vínica originando desta forma néctares reconhecidos além-fronteiras. O Concelho de Nelas, zona de reconhecido interesse empresarial e turístico, nomeadamente no segmento enoturístico, apresenta uma oferta de qualidade de unidades de hotelaria que beneficiam da centralidade na Região Demarcada do Dão, bem como da proximidade da Serra da Estrela e da cidade de Viseu, com todas as infra-estruturas necessárias aos visitantes.

Consciente das potencialidades do enoturismo concelhio, a Câmara Municipal de Nelas promove, anualmente, a Feira do Vinho do Dão, evento que celebra já mais de um quarto de século e acolhe milhares de visitantes, tornando-se já numa marca de referência regional e nacional, quer pela sua importância a nível económico, quer pela componente cultural.

A Feira do Vinho do Dão que é a maior comemoração da cultura vinhateira da Regiāo Demarcada do Dāo, na qual Nelas ocupa um lugar geograficamente central, que resulta desde 1991 da vontade da Câmara Municipal, dos produtores, dos parceiros e das gentes da Terra que, ao longo do tempo, têm elevado não só o nível de quantidade, como também o nível de qualidade deste certame que, é mais do que uma Feira: é um Festival do Vinho do Dāo.