regulamento de apoio ao investimento e criação de emprego do Município de Nelas

A definição e desenvolvimento de uma política local promotora da dinamização da  atividade económica do concelho de Nelas passa, de modo incontornável, pela implementação de medidas de apoio ao investimento e à criação de emprego local.

A Câmara Municipal vem desenvolvendo esforços no sentido de criar um conjunto de instrumentos e medidas de apoio ao investimento.

A necessidade de incentivar o investimento empresarial no concelho de Nelas e o objetivo de atrair para ele investimentos e novas iniciativas que complementem estruturalmente o seu desenvolvimento endógeno, estimulem a fixação da população e propiciem a criação de emprego.

Considerando, ainda, a procura de investimento que se tem verificado, e atento o seu caráter estruturante em termos económicos e sociais, aqui pode conhecer as medidas de discriminação positiva para projetos de relevante interesse municipal, sendo que, como tal serão de considerar aqueles que, em qualquer setor de atividade, criem pelo menos 100 (cem novos postos de trabalho ou impliquem um investimento líquido superior a 2M€.

Saber mais:

regulamento de incentivos à criação do próprio emprego no Município de Nelas

O empreendedorismo é considerado um importante pilar da economia, sendo uma forma de promover a criação de emprego e desenvolvimento económico do território.
A globalização e as tecnologias, a comunicação e inevitavelmente o desemprego, abrem portas e criam novas oportunidades para os empreendedores iniciarem os seus projetos empresariais e competirem no mundo global.

No entanto, as dificuldades na concretização dos novos projetos, designadamente na capacitação técnica, operacional e financeira, são importantes barreiras que limitam a criação de empresas e a sua implementação no mercado. Neste sentido, torna -se fundamental que as entidades públicas e privadas possam concertar sinergias, com o objetivo de criar condições mais favoráveis à conceção e implementação de novos
projetos empresariais e ao fomento do empreendedorismo.

Neste contexto e visando a promoção e concessão de apoio ao desenvolvimento económico e à realização de eventos relacionados com a atividade económica de interesse municipal, tendo em vista o aumento da atividade económica, a criação de emprego e empresas no Concelho e a sua sustentabilidade económica, elaborou -se o presente regulamento, com vista à definição das medidas orientadoras ao incentivo e promoção do empreendedorismo no Município, criando -se um Programa de Incentivos
à criação de empresas e emprego e definindo as regras de acesso.

Saber mais

regulamento de incentivo ao comércio tradicional

A definição e desenvolvimento de uma política local promotora da dinamização da atividade económica do concelho de Nelas passa, de modo incontornável, pela implementação de medidas de apoio ao investimento também no âmbito do comércio tradicional.

Câmara Municipal vem desenvolvendo esforços no sentido de criar um conjunto de instrumentos e medidas de apoio ao investimento, entre os quais se destaca a criação da Unidade Empreende e a aprovação do Regulamento de Apoio ao Investimento e Criação deEmprego do Município de Nelas.

No mesmo sentido, subjazem ao presente texto regulamentar a necessidade dinamizar o comércio tradicional no concelho de Nelas, potenciando o desenvolvimento integrado do Concelho, uma vez que este mesmo comércio tradicional local necessita de  modernização e requalificação funcional que permita a fidelização dos atuais e captação
de novos consumidores.

Saber mais: