O ciclista Joaquim Gomes esteve este sábado, 10 de novembro, À Conversa com…, em mais uma edição do ciclo de encontros promovido pelo Município de Nelas, desta vez no Hotel Urgeiriça em Canas de Senhorim.
Numa conversa emotiva e desprovida de formalidades, Joaquim Gomes contou na primeira pessoa a sua história de vida no ciclismo nacional, onde foi duas vezes vencedor da Volta a Portugal nas 18 vezes em que participou, sendo que é detentor do recorde de maior número de presença em pódios nesta prova.
O seu percurso profissional foi iniciado aos 19 anos ao serviço da seleção nacional de sub-23 de onde deu o salto para o Sporting-Raposeira, formação criada por Joaquim Agostinho, e onde estavam alguns dos melhores ciclistas da altura, dos quais se destaca Marco Chagas. O testemunho na primeira pessoa levou o público a compreender a exigência da modalidade, cujo esforço é levado ao limite, e onde ainda se tem de conduzir a bicicleta. Os maus momentos passados ao longo das etapas são sempre recordados, mas a emoção das vitórias faz superar todos os momentos menos bons de quem colecionou 56 vitórias em etapas, 3 títulos de campeão nacional de contrarrelógio e percorreu mais de 600.000km em Portugal e no estrangeiro.
O atual diretor da Volta a Portugal fez ainda uma retrospetiva da prova, desde o seu início até ao presente, mostrando ainda como esta prova ajuda os municípios na sua promoção territorial, o que de outra forma seria bastante difícil de acontecer. Falou ainda sobre o futuro e sobre os problemas que a Volta poderá ter que enfrentar, nomeadamente a redução de dias por parte da União Ciclista Internacional (UCI). O ex-ciclista deixou ainda a garantia que, enquanto for diretor da Volta a Portugal, o maior evento desportivo nacional, tudo fará para que esta chegue ao maior número de regiões possível, fazendo o seu melhor para que esta modalidade contribua ao máximo para a promoção territorial do país e dos seus municípios.
Joaquim Gomes foi surpreendido com a presença do seu antigo companheiro José Rosa, que os levou a relembrar muitos episódios marcantes que entusiasmaram a plateia, dando uma pequena perspetiva dos bastidores do ciclismo, que normalmente estão vedados ao público em geral.
O evento foi organizado pelo Município de Nelas e teve o apoio da Junta de Freguesia de Canas de Senhorim, Hotel Urgeiriça e Caldas da Felgueira Termas & Spa.