ššš©šØš¬š¢šĢ§šĢšØ šš šššš¬šššš¢š¦šš§ššØ šš¦ š©š„šš§šØ
Uma rotura na conduta principal de abastecimento de Ôgua da estação de Tabosa ao Concelho de Nelas esteve na origem da suspensão de abastecimento de Ôgua.
ConcluĆdos que estĆ£o os trabalhos de reparação, assim como de reabastecimento do sistema de Ć”gua do MunicĆpio, impƵem-se agradecer a compreensĆ£o de todos pelos eventuais transtornos causados, lamentando naturalmente os constrangimentos provocados.
Agradecer tambĆ©m aos serviƧos do MunicĆpio pelo trabalho notĆ”vel de deteção e resolução do problema, trabalhando arduamente desde a madrugada de ontem atĆ© hĆ” bem pouco tempo. Obrigado. Agradecimento sentido igualmente aos MunicĆpios de Mangualde e de Viseu. Ao primeiro pela pronta colaboração, desde a primeira hora da madrugada na deteção e resolução do problema, ao segundo pela pronta disponibilidade na adução de Ć”gua para repor os nĆveis. Bem-hajam.
šš¬šš«šššĢš š¢š ššØ šš¢šš„šØ š®š«ššš§šØ šš šĢš š®š š©šš«š šØ ššØš§ššš„š”šØ
O abastecimento de Ć”gua Ć s populaƧƵes do Concelho Ć© um assunto maior de qualquer território, e Ć©-o certamente tambĆ©m no nosso MunicĆpio.
A Ć”gua Ć© literalmente vida, um bem escasso, determinante e imprescindĆvel para a vida de uma comunidade.
A Ć”gua tem sido hĆ” dĆ©cadas um problema recorrente no nosso MunicĆpio. E que deriva, em primeira instĆ¢ncia, na dependĆŖncia total do nosso Concelho com o sistema de abastecimento de Ć”gua de Fagilde.
Ć, pois, absolutamente imprescindĆvel que se tomem medidas que possam resolver este problema, que todos os anos nos assola.
Nesse sentido Ć© fundamental que consigamos assegurar que vamos continuar a ter Ć”gua. Para o efeito Ć© absolutamente imperioso que seja construĆda a nova barragem de Fagilde.
A existente não tem estrutura que permita uma maior capacidade de armazenamento.
O armazenamento nos tempos em que vivemos vai ser o fator mais decisivo para que a Ć”gua continue a fluir nas nossas torneiras. As alteraƧƵes climĆ”ticas, o aumento de população, residente e turĆstica, a economia, estĆ£o previsivelmente a aumentar o consumo.
A solução da construção da nova barragem e assegurar uma quota diĆ”ria fixa, uma conduta nova com ligação direta ao Concelho, expurgando as atuais diversas ligaƧƵes antigas, substituindo ainda uma estrutura (a conduta) com vĆ”rias dĆ©cadas por uma nova, construĆda com matĆ©rias condizentes Ć© um dos caminhos prioritĆ”rios, que estĆ” a ser construĆdo para resolução breve que se impƵe.
Em paralelo, garantir a crescente automação do sistema, capacitação dos recursos e acompanhamento e monitorização especializada, bem como investir na distribuição da Ć”gua em baixa. Para o efeito, e embora o projeto e o procedimento para a submissĆ£o de candidatura tenha demorado mais do que era desejado, estĆ” jĆ” pronto para ser aprovado na próxima reuniĆ£o de cĆ¢mara (a realizar amanhĆ£, 11 de junho), para posterior submissĆ£o imediata de candidatura, do projeto de execução de āRequalificação da rede de abastecimento de Ć”guaā, desde a rua Dom Afonso Henriques/Depósito de Ć”gua, Rua das Flores, Rua Sacadura Cabral e Rua LuĆs de CamƵes. A substituição desta conduta, com vĆ”rias dĆ©cadas de existĆŖncia, uma estrutura constituĆda por materiais jĆ” obsoletos e desadequados, que provoca inĆŗmeras roturas, tem uma importĆ¢ncia capital na distribuição de Ć”gua Ć esmagadora maioria das populaƧƵes do Concelho (Nelas, Folhadal, reservatório da UrgeiriƧa, que, por sua vez, abastece Canas de Senhorim, UrgeiriƧa, Vale de Madeiros, Lapa do Lobo e o Reservatório de Póvoa de Santo António. Mas tambĆ©m o Reservatório de Caldas da Felgueira e o de Carvalhal Redondo, que, por sua vez, abastece Carvalhal Redondo, Aguieira, PisĆ£o e parte de Moreira).
Para uma fase posterior estĆ” tambĆ©m a ser trabalhada a implementação de um sistema digital āsmart cityā, com telegestĆ£o e telemetria do sistema de Ć”gua em baixa.
A Ôgua é absolutamente indispensÔvel à vida das comunidades. Mas também na economia, na criação de riqueza, postos de trabalho e fixação da população, na fidelização de empresas jÔ instaladas e atratividade para instalação de novas empresas.
O projeto APR (que sumariamente vai reutilizar Ôguas residuais para fins industriais e outros), que jÔ teve assinatura de auto de consignação com o empreiteiro a semana passada e que inicia empreitada na próxima 2.ª feira, dia 16 de junho, vai contribuir decisivamente para a estratégia integrada do ciclo urbano da Ôgua.
Reutilizar as Ć”guas residuais, alĆ©m do contributo decisivo para a sustentabilidade ambiental, para a preservação da natureza, permite tambĆ©m completar o ciclo urbano da Ć”gua ā abastecimento em alta (nova barragem, nova conduta, acesso direto ao fornecimento de Ć”gua), distribuição em baixa (nova conduta e telegestĆ£o) e reutilização de Ć”guas residuais. Esta nova estrutura vai ainda impactar a economia circular, contribuir para a mitigação da despesa do MunicĆpio na aquisição de Ć”gua para consumo domĆ©stico, das famĆlias, poupar consideravelmente na fatura a pagar em mais de 100 mil euros ano e aliviar a tesouraria pĆŗblica. Reciclar as Ć”guas residuais vai ainda permitir retirar pressĆ£o sobre o fornecimento de Ć”gua Ć comunidade, salvaguardando a Ć”gua tratada para consumo esmagadoramente domĆ©stico.

