O evento foi promovido pelo MunicĆpio de Nelas e contou com a participação de PaĆses como Angola, Brasil, ColĆ“mbia, Ćndia, MoƧambique e PaĆses Baixos que, com os seus sabores, tradiƧƵes e expressƵes artĆsticas, coloriram a tarde deste sĆ”bado.
O Presidente da CĆ¢mara, Joaquim Amaral, deu as boas vindas a todos os presentes, enaltecendo a importĆ¢ncia do estreitamento de relaƧƵes de cooperação, respeito e aceitação, entre as diferentes culturas, como forma de preservar as identidades culturais, propiciando a troca de experiĆŖncias, e o enriquecimento mĆŗtuo, que foi visĆvel nesta tarde de sucesso.
Ao longo da tarde, as centenas de visitantes puderam desfrutar de um alargado conjunto de atividades como mostras gastronómicas dos vĆ”rios paĆses e de trabalhos desenvolvidos de forma artesanal, um desfile de roupas tradicionais, assim como a atuação de um mĆŗsico brasileiro ā Manoel Castro ā que deliciou a plateia. O Coro Misto da Universidade SĆ©nior e da Academia Municipal de Artes com a Turma de Sons, Figuras e Eu, marcaram tambĆ©m presenƧa, assim como a recitação de um poema por um jovem da comunidade brasileira ā Poema do Migrante. Numa conversa informal, Sandra Barradas, da editora Alma Letra, debateu o fenómeno migratório com Maria Beatriz Rocha Trindade, Professora CatedrĆ”tica na Universidade Aberta e fundadora do Centro de Estudos das MigraƧƵes e das RelaƧƵes Interculturais. ResponsĆ”vel por introduzir em Portugal o ensino da sociologia das migraƧƵes, recordou as diferentes etapas migratórias e a importĆ¢ncia deste fenómeno intercultural. A danƧa teve lugar com Wilbert e Romoaldo, brasileiros residentes no Concelho, com uma sessĆ£o de Capoeira, uma das maiores manifestaƧƵes culturais brasileiras, Kizomba, Kuduru e com a atuação do Rancho Folclórico de Santar āOs Santarensesā e do Rancho Folclórico de Vilar Seco que imprimiram a cultura portuguesa no evento, que terminou com a atuação musical de Ricardo CamƵes. NĆ£o faltaram atividades desportivas promovidas pelos ServiƧos de Desporto do MunicĆpio, com jogos tradicionais portugueses e dos PaĆses Baixos. No Campo de TĆ©nis, Adriano Santos, de nacionalidade brasileira, contou com jovens e adultos numa demonstração de tĆ©nis adaptado – desporto paraolĆmpico. A Biblioteca Municipal, em regime de itinerĆ¢ncia, e os ServiƧos de Educação estiveram tambĆ©m presentes com a modelagem de balƵes e as pinturas faciais, locais onde muitas crianƧas e jovens afluĆram.