No dia 27 de junho de 2025, teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimÓnia oficial de assinatura do Auto de Consignação das obras de Requalificação do Centro Urbano de Santar, Execução do Plano de Acessibilidades.
A empreitada terĆ” inĆcio de imediato e terĆ” a duração de doze meses, devendo estar concluĆda atĆ© julho de 2026.
A requalificação do Centro Urbano de Santar prevê a melhoria das condições de acessibilidade para cidadãos com mobilidade condicionada no acesso e utilização do espaço público, aumentando a qualidade de circulação pedonal, bem como a reorganização da circulação e de parqueamento de automóveis.
Dos trabalhos faz parte a renovação de pavimentos, drenagem pluvial e construção de Ôreas de estacionamento, colocação de mobiliÔrio urbano, colocação de sinalização adequada e arborização.
Com a realização destes trabalhos vĆ£o ser garantidos percursos acessĆveis entre todas as valĆŖncias da zona de intervenção, Casa de Santar, Hotel Casa das Fidalgas, CAVES, estacionamentos, Jardins de Santar, e com os principais pontos da envolvente adjacente, designadamente o Lar da Misericórdia, as Igrejas, escola e a paragem de autocarro.
Um projeto aprovado no Ć¢mbito do Aviso de Concurso N.Āŗ 1/C03-i02/2021 Programa de Intervenção nas Vias PĆŗblicas (PIVP) do PRR, que eleva Santar ao mesmo nĆvel de outras vilas históricas de Portugal, que promove o território e gera valor, alavancando a economia local, dando resposta Ć dinĆ¢mica de investimentos associada ao turismo cultural, que capta cada vez mais turistas para o Concelho e para a regiĆ£o.









