O Município de Nelas assinala o início da primeira edição do 𝐒𝐚𝐧𝐭𝐚𝐫 𝐌𝐮𝐬𝐢𝐜 𝐒𝐞𝐫𝐢𝐞𝐬, que decorre em Santar até amanhã, domingo, dia 14 de setembro, e que contribui para a dinamização cultural e valorização do Concelho de Nelas.
Os primeiros concertos realizaram-se nos jardins do Valverde Santar Hotel & Spa e contaram com a presença do 𝐏𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐚 𝐂𝐚̂𝐦𝐚𝐫𝐚 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐍𝐞𝐥𝐚𝐬, 𝐉𝐨𝐚𝐪𝐮𝐢𝐦 𝐀𝐦𝐚𝐫𝐚𝐥, bem como de distintas personalidades, entre as quais 𝐃𝐮𝐫𝐚̃𝐨 𝐁𝐚𝐫𝐫𝐨𝐬𝐨, 𝐃. 𝐈𝐬𝐚𝐛𝐞𝐥 𝐝𝐞 𝐇𝐞𝐫𝐞́𝐝𝐢𝐚 𝐞 𝐈𝐧𝐟𝐚𝐧𝐭𝐚 𝐌𝐚𝐫𝐢𝐚 𝐅𝐫𝐚𝐧𝐜𝐢𝐬𝐜𝐚 𝐝𝐞 𝐁𝐫𝐚𝐠𝐚𝐧𝐜̧𝐚.
Na noite de ontem, o espetáculo 𝐁𝐚𝐜𝐡 𝐌𝐢𝐫𝐫𝐨𝐫,, com o pianista 𝐓𝐡𝐨𝐦𝐚𝐬 𝐄𝐧𝐡𝐜𝐨 e a marimbista 𝐕𝐚𝐬𝐬𝐢𝐥𝐞𝐧𝐚 𝐒𝐞𝐫𝐚𝐟𝐢𝐦𝐨𝐯𝐚, apresentou uma interpretação contemporânea da obra de Bach perante uma plateia numerosa e atenta.
Já na manhã do dia de hoje, a 𝐁𝐚𝐧𝐝𝐚 𝐅𝐢𝐥𝐚𝐫𝐦𝐨́𝐧𝐢𝐜𝐚 𝐝𝐞 𝐒𝐚𝐧𝐭𝐚𝐫 (Banda de Santar), dirigida pelo maestro 𝐑𝐮𝐢 𝐍𝐮𝐧𝐞𝐬, protagonizou uma matinée muito participada, que voltou a evidenciar a relevância desta formação histórica para a identidade cultural da Freguesia e do Concelho.
O programa do festival prossegue esta noite, sábado, com o concerto 𝐄𝐜𝐡𝐨𝐬 𝐞 𝐅𝐮𝐬𝐨̃𝐞𝐬, que reúne 𝐋𝐞𝐭𝐢𝐜𝐢𝐚 𝐌𝐨𝐫𝐞𝐧𝐨 (𝐯𝐢𝐨𝐥𝐢𝐧𝐨), 𝐉𝐨𝐚̃𝐨 𝐁𝐚𝐫𝐫𝐚𝐝𝐚𝐬 (𝐚𝐜𝐨𝐫𝐝𝐞𝐚̃𝐨), 𝐉𝐨𝐞𝐥 𝐂𝐚𝐫𝐝𝐨𝐬𝐨 (𝐜𝐥𝐚𝐫𝐢𝐧𝐞𝐭𝐞) e um quarteto de cordas, num repertório que cruza fado e música clássica.
Amanhã, domingo, pelas 17h00, realiza-se o concerto de encerramento, 𝐃𝐢𝐚́𝐥𝐨𝐠𝐨 𝐝𝐞 𝐒𝐨𝐥𝐢𝐬𝐭𝐚𝐬, com 𝐒𝐞𝐫𝐠𝐞𝐢 𝐍𝐚𝐤𝐚𝐫𝐢𝐚𝐤𝐨𝐯 (𝐭𝐫𝐨𝐦𝐩𝐞𝐭𝐞 𝐞 𝐟𝐥𝐢𝐬𝐜𝐨𝐫𝐧𝐞) e 𝐕𝐚𝐬𝐜𝐨 𝐃𝐚𝐧𝐭𝐚𝐬 (𝐩𝐢𝐚𝐧𝐨), acompanhados pela 𝐎𝐫𝐪𝐮𝐞𝐬𝐭𝐫𝐚 𝐌𝐞𝐭𝐫𝐨𝐩𝐨𝐥𝐢𝐭𝐚𝐧𝐚 𝐝𝐞 𝐋𝐢𝐬𝐛𝐨𝐚, sob direção do maestro 𝐏𝐞𝐝𝐫𝐨 𝐍𝐞𝐯𝐞𝐬.
Os concertos são seguidos de momentos de confraternização, com degustação de vinhos do Dão em espaços de referência na Vila de Santar. O Santar Music Series Festivals constitui uma iniciativa cultural que reforça a visibilidade de Santar e do Concelho de Nelas, associando património, música e enoturismo.







