šš«šØš£šššØ āššŖš®š¢š©šš¬ šš ššš«šĢšØ, š ššØšÆšš§š¬, š ššš§š¢šØš«šš¬ā: šš¦š šš±š©šš«š¢šĢš§šš¢š š¢š§ššš«š šš«ššš¢šØš§šš„ šš š©šš«šš¢š„š”š š šš©š«šš§šš¢š³šš šš¦
Durante o mĆŖs de julho, a Universidade SĆ©nior do MunicĆpio de Nelas dinamizou o projeto āEquipas de VerĆ£o | 5 Jovens, 5 Senioresā, uma iniciativa que promove o convĆvio, a aprendizagem e a troca de experiĆŖncias entre geraƧƵes. O projeto contou com a participação de 25 jovens, com idades entre os 11 e os 15 anos, e vĆ”rios alunos seniores da Universidade SĆ©nior de Nelas, num programa repleto de atividades culturais, desportivas e criativas.
Ao longo deste mĆŖs, os participantes tiveram a oportunidade de se envolver em diversas iniciativas, como workshops de danƧa, mĆŗsica, expressĆ£o dramĆ”tica e robótica. A prĆ”tica desportiva tambĆ©m teve um papel importante, com aulas de basquetebol e Aikido, alĆ©m de atividades fĆsicas que estimularam o trabalho em equipa e o bem-estar.
Entre os momentos mais memorĆ”veis, destacam-se as visitas a vĆ”rias praias fluviais da regiĆ£o, como a Praia Fluvial de AlvĆ“co das VĆ”rzeas, a Praia Fluvial de Vila Cova Ć Coelheira, a Praia Fluvial de Loriga, a Praia Fluvial do ParaĆso e tambĆ©m a Praia de Mira, onde jovens e seniores partilharam momentos de lazer e convĆvio, em plena harmonia com a natureza.
Este projeto foi possĆvel graƧas Ć colaboração de diversos parceiros externos, que enriqueceram o programa com atividades e conhecimentos valiosos. A UCC ā Unidade de Cuidados Ć Comunidade de Nelas dinamizou duas importantes sessƵes: āAdolescer: eu e o meu corpoā, que promoveu a reflexĆ£o sobre as mudanƧas fĆsicas e emocionais na adolescĆŖncia, e āAdolescer: emoƧƵesā, que proporcionou um espaƧo de diĆ”logo sobre as questƵes emocionais próprias dessa fase da vida.
A Associação Cultural Amarelo Silvestre, de Canas de Senhorim, encantou todos com a atividade āLeituras com Coroā, uma peƧa dramĆ”tica que celebrou o convĆvio intergeracional de uma forma criativa e emocional. AlĆ©m disso, o Lugar Presente orientou dois workshops de danƧa: Salsa e Merengue e Hip Hop, trazendo muita energia e alegria ao grupo. A Associação de Basquetebol de Viseu tambĆ©m se fez presente, proporcionando uma aula de basquetebol, que promoveu o trabalho em equipa e a inclusĆ£o de todos.
No campo das artes marciais, a Associação TenChi Viseu ofereceu uma aula de Aikido, desafiando todos a explorar o equilĆbrio entre corpo e mente.
AlĆ©m disso, o projeto contou com a participação especial de dois convidados no nosso podcast: DĆ”rio Santos, jogador do Sport Lisboa e Nelas, e HĆ©lder Tavares, jogador do CD Tondela, que partilharam as suas experiĆŖncias desportivas e a importĆ¢ncia do convĆvio intergeracional.
O projeto foi marcado pelo habitual jantar partilhado entre participantes e respetivos familiares seguido do acampamento na emblemÔtica Mata das Alminhas, onde todos viveram momentos de união e confraternização.
A Universidade SĆ©nior do MunicĆpio de Nelas agradece a todos os parceiros que foram fundamentais para a riqueza e diversidade das atividades realizadas, e a todos os participantes cuja colaboração e empenho tornaram este projeto memorĆ”vel e um grande sucesso.







