Contas 2024 aprovadas com saldo positivo de cerca de 103 mil euros. 18 votos a favor (Coligação PSD/CDS) 8 contra (7 do PS e 1 do CDU) na Assembleia Municipal; e 4 a favor (Coligação PSD/CDS) e 3 contra (PS) na Câmara.

O ano 2024 foi um ano de desafios na gestĆ£o do MunicĆpio de Nelas, designadamente no que respeita Ć capacitação da autarquia para o exigente acompanhamento da execução do PRR e o arranque do PT2030.

A presente prestação de contas Ć© a quarta do mandato de 2021-2025, a terceira efetiva deste executivo, e a primeira em que foi possĆvel apresentar alguns dos compromissos que o Executivo apresentou aos MunĆcipes em 2021.

Este executivo herdou um sĆ©rio problema estrutural financeiro do executivo do Partido Socialista nos mandatos de 2013 a 2021, ao nĆvel da definição de prioridades, o que condicionou a governação do Executivo neste mandato e o concretizar dos seus compromissos. O anterior Executivo deixou uma despesa comprometida, mas nĆ£o paga, em mais de 3 milhƵes de euros, condicionando muito a ação governativa do executivo. A acrescer a esse valor foram ainda apurados valores superiores a 1,3 milhƵes de euros que ainda nĆ£o estavam faturados ou sem cabimento, situação que vai agravar ainda mais a despesa e o endividamento municipal nos próximos anos. Prova disso Ć© o relatório da Inspeção Geral de FinanƧas de 2018 que previa, com grande probabilidade, a possibilidade de vir a existir um grave problema financeiro e contabilĆstico para o futuro, alertando para o facto de o municĆpio estar perto de um saneamento financeiro, este alerta foi deixado tambĆ©m pela SROC no seu relatório/parecer Ć s contas de 2020 e 2021.
A realidade veio ainda demonstrar que a situação financeira e estrutural era ainda mais preocupante e volumosa, sendo necessÔrio implementar medidas mais complexas, em particular na vertente da solvibilidade financeira.
Os elevados encargos financeiros fixos, a despesa corrente, a exponencial dĆvida contratualizada e seus encargos, a enorme despesa em cerca de 1.5 milhƵes de euros em procedimentos mal formalizados, sem cabimento ou fundos disponĆveis, perspetivavam um mandato complexo e de elevado grau de dificuldade.

Apesar deste cenĆ”rio de elevado grau de complexidade incerteza, mantivemos o objetivo de instituir um modelo de gestĆ£o diferente, onde desde o inĆcio o executivo definiu como prioridade a recuperação económica/financeira do municĆpio.

Prova dessa responsabilidade/rigor orƧamental foi que do saldo da conta de gerĆŖncia de 2024 apenas foi integrado o valor de 1.134.310,44 ā¬, quando o valor total do saldo foi de 3.198.333,04 ā¬. Nunca antes tinha sido realizado tal procedimento.
Só com uma rigorosa gestĆ£o foi possĆvel inverter a grave situação que herdamos. As contas de 2024 sĆ£o disso exemplo e acompanham, e reforƧam, a recuperação económica/financeira do municĆpio. Esta gestĆ£o permitiu que jĆ” em 2024 fossem projetados investimentos que consideramos importantes para o desenvolvimento do concelho. O ano de 2024 foi o ano de virar a pĆ”gina e, mesmo tendo que suportar o aumento dos preƧos dos bens e serviƧos e das taxas de juro ainda elevadas, quisemos afirmar-nos com uma gestĆ£o de decisƵes estruturais que estancaram o grave problema económico/financeiro que encontrĆ”mos. Prova disso a solução da reestruturação financeira que consideramos extremamente benĆ©fica para o municĆpio.

Apesar do enquadramento sociopolĆtico nacional e mundial que o ano de 2024 teve, nĆ£o deixa de ser um ano que consideramos de balanƧo positivo. Com a nova forma de gestĆ£o, em 2024 foi jĆ” possĆvel concretizar investimentos e lanƧar obras de grande importĆ¢ncia para as nossas famĆlias nos setores da saĆŗde e educação nomeadamente as obras nos dois Centros de SaĆŗde e das duas Escolas SecundĆ”rias (Nelas e Canas e Senhorim). De igual modo, trabalhou-se na solução de um maior financiamento estrutural para a ApR ā Ćgua para Reutilização (Ćguas residuais para fins industriais), o que viria a ser conseguido com uma comparticipação quase no dobro do que a inicial, para a requalificação do Centro Urbano de Santar e para o Parque Fluvial das Caldas da Felgueira.
LanƧaram-se ainda as bases para relevantĆssimos Investimentos de CoesĆ£o Municipal, nas nossas Freguesias, bem como para a construção da Nova Conduta de Ćgua do Concelho, de trĆŖs estabelecimentos de ensino bĆ”sico (de Canas, de Senhorim, Vale de Madeiros), da requalificação do pavilhĆ£o e das piscinas municipais, da nova futura Ćrea de Acolhimento Empresarial Nova Geração.

O ano de 2024 marcou ainda o lanƧamento de projetos estruturantes para a valorização e afirmação do território, como o Museu do Vinho, da Vinha e das Artes; o Centro de Investigação António Lobo Antunes; a primeira Enovia āCoração do DĆ£oā; a Praia Fluvial das Caldas da Felgueira. Implementamos tambĆ©m uma agenda cultural preenchida e diversificada contribuindo para a revitalização da oferta cultural e do edifĆcio do Cine Teatro, visando proporcionar eventos culturais nas suas mais diversas expressƵes aos MunĆcipes, contribuindo para uma educação holĆstica das nossas crianƧas e jovens e por uma melhor qualidade dos MunĆcipes em geral.

Foram realizados vÔrios investimentos, requalificações e atividades em todo o concelho, muitas delas em parceria com as juntas de freguesia, na Ôrea de educação, de ação social, da saúde, da cultura, do desporto, do ordenamento do território, do ambiente, das empreitadas em acessibilidade, bem como na Ôrea da administração geral, e que foram elencadas nas informações que o Senhor Presidente da Câmara prestou nas Assembleias Municipais.

O Movimento Associativo (cultural, social, desportivo, religioso, etc) viu reforƧado o apoio que se refletiu no aumento de praticantes e no aumento de atividades realizadas, que trouxe ao concelho milhares de visitantes ajudando assim a economia local, promovendo fortemente o nosso Concelho.

Os documentos presentes referem que o resultado lĆquido do exercĆcio do ano de 2024 teve um saldo positivo de cerca de 103 mil euros, voltando a valores positivos. Este resultado reforƧou a trajetória positiva e de melhoria da situação financeira da autarquia conforme se pode verificar nos rĆ”cios económicos/financeiros.

2024 foi o ano de viragem. Em 2025 continuamos com essa missĆ£o. Os bons resultados de 2024 trazem mais responsabilidade e vontade de, em parceria com as juntas de freguesia e os colaboradores da autarquia, podermos concretizar os compromissos que apresentamos em 2021, mantendo o elevado nĆvel de investimento e de serviƧo aos munĆcipes, tendo sempre em conta que o investimento ā nas pessoas e no território ā e na saĆŗde financeira da autarquia sĆ£o as prioridades do executivo.
Apesar das dificuldades de gestĆ£o orƧamental, no decurso do ano 2024 foi possĆvel estabilizar a situação financeira de curto prazo do MunicĆpio, mantendo-se para 2025 a preocupação do executivo em desenvolver esforƧos no sentido de promover a sua estabilização e recuperação financeira de curto prazo. A nĆvel da dĆvida global regista-se no final do ano 2024 uma redução do passivo de nĆ£o corrente de aproximadamente 1 milhĆ£o de euros, associado Ć redução das dĆvidas de emprĆ©stimos.