Foi assinado hoje, dia 27 de Junho, no SalĆ£o Nobre dos PaƧos do Concelho, o auto de consignação que marca oficialmente o arranque da empreitada, estando a sua conclusĆ£o prevista para outubro de 2025. A empreitada tem financiamento do Fundo Ambiental e do Protocolo instituĆdo com a APA – AgĆŖncia Portuguesa do Ambiente.
O projeto contempla um trilho pedonal natural, painĆ©is de sensibilização ambiental com informação da fauna e flora existentes na regiĆ£o, zonas de pesqueiros, mobiliĆ”rio urbano, Ć”reas de usufruto do rio, porto da barcarola, entre outras valĆŖncias. Esta serĆ” a šĀŖ š³š®šš² š±š¼ š½šæš¼š·š²šš¼, desde a ponte das Caldas da Felgueira atĆ© ao local da hĆ” muito ansiada Praia Fluvial.
A š®ĀŖ š³š®šš² š±š¼ š½šæš¼š·š²šš¼ do Parque Fluvial das Caldas da Felgueira consiste no prolongamento do trilho pedonal natural atĆ© Ć ponte de Nelas-Seia, iniciativa que conta tambĆ©m com o compromisso da AgĆŖncia Portuguesa do Ambiente, do seu Presidente, e do SecretĆ”rio de Estado do Ambiente.
A šÆĀŖ š³š®šš² consiste na construção da Praia Fluvial, um projeto que em breve serĆ” anunciada a sua implementação.
O projeto pretende requalificar e valorizar as margens do rio Mondego e toda a zona ribeirinha das Caldas da Felgueira, com o objetivo de tornar a Ć”gua, a fauna e flora num ativo económico e turĆstico, capacitado para usufruto da comunidade local e de todos os visitantes do território.
Com a assinatura deste auto, estĆ” dado o passo definitivo para a revitalização de um dos mais importantes cursos de Ć”gua do concelho, resgatando a sua importĆ¢ncia económica, turĆstica, ecológica e social.








